Drogarias Max promove mudanças internas na gestão
Lucas Procópio deixa cargo de gerente e assume Diretoria Comercial e de Expansão, e Wagner Lima junta-se à equipe para comandar Diretoria de Operações e Marketing
Em processo de reestruturação corporativa, a Drogarias Max promoveu Lucas Procópio ao cargo de Diretor Comercial e Expansão e contratou Wagner Lima para o cargo de Diretor de Operações e Marketing. Em 2023, ao completar 40 anos de mercado, a franquia está revendo processos em sua gestão para garantir o crescimento, a rentabilidade e o sucesso dos franqueados.
Nos últimos cinco anos, Lucas esteve no cargo de Gerente de Negócios, mas trabalha na Max há 15. “Recebi a notícia com muita alegria e entusiasmado com os meus novos desafios, que são auxiliar nossos franqueados na garantia da margem, na adequação do sortimento da loja, no desenvolvimento de parcerias fortes com a indústria farmacêutica, entre outros aspectos do negócio”, comenta o executivo.
Prestes a completar 40 anos, a empresa, pioneira em diversas frentes do segmento de franquias do canal farma, vem se movimentando para desenvolver áreas internas e modernizar processos, sempre com o objetivo de aprimorar a gestão de todas as lojas, levando em consideração as características de cada uma, do mercado onde estão inseridas e até mesmo a individualidade dos franqueados.
“Vamos criar novas parcerias estratégicas para a rede e comunicar ao varejo farmacêutico, para que novos empresários consigam ter seus sonhos realizados por meio do apoio da franquia”, acrescenta – comentário que reflete a decisão da Max de iniciar expansão para outros estados em breve. Atualmente, a rede está presente em 26 cidades do Estado do Rio de Janeiro.
Na área de Operações e Marketing, Wagner chega com os desafios de implementar ferramentas e boas práticas de gestão, criar um portfólio de serviços que garanta o sucesso dos franqueados e melhorar a visibilidade da Max perante proprietários de farmácias independentes e cliente final.
“O nosso foco será o sucesso do franqueado. As nossas lojas já faturam, em média, R$ 245 mil mensais, mas nosso objetivo é aumentar esse valor entre 15% e 20% a partir de um projeto que estamos desenvolvendo para aceleração das vendas. O sortimento das lojas será sempre revisado para que tenham os produtos certos, na quantidade ideal para as regiões onde os franqueados atuam”, destaca Wagner.
Durante seus quase 20 anos de atuação no varejo farmacêutico, Wagner trabalhou com mapeamento de processos, criação de manuais de operação e inventário de estoques. Nos últimos sete anos, foi consultor de empresas e realizou muitos diagnósticos empresariais.
“Praticamente, toda a minha carreira foi de atuação no varejo farmacêutico. Foram 11 anos como Gerente de Tecnologia da Informação nas Drogarias Tamoio, período em que também atuei na integração dos sistemas da Tamoio e da Drogasmil logo após a venda das redes para o Grupo Profarma”, relembra Wagner.
Depois disso, foram sete anos em consultoria. “Na FG Consultores, tive a oportunidade de ver de perto diversos modelos de negócio que levam ao sucesso. Essa experiência vai ser fundamental para entender cada franqueado e criar formas de apoiá-los no enfrentamento de suas dores da maneira mais personalizada possível”, avalia o executivo.
Fonte: Panorama Farmacêutico
Foto: Divulgação